martes, 1 de diciembre de 2015

Cubalandia en la Bienal de Teatro de la Universidad de Sao Paulo

Resultado do atual processo de reorganização da economia cubana, irrompe no âmbito nacional, de maneira festiva e alvissareira, a figura da “cuentapropista” – a “empresária por conta própria”, isto é, a empreendedora.

Yara, a Chinesa, tem três licenças e todos os apoios: uma foto de Fidel e Raúl e um índio contra o mau-olhado. Yara oferece excursões nas duas moedas circulantes em Cuba e, em cada proposta, alerta sobre as estratégias de recuperação do que for gasto. Viajar com ela para a Varadero, Viñales, Trinidad ou Santiago de Cuba é sempre um investimento. Sua proposta é sempre única, perfeita – uma pechincha. Para ilustrar seus itinerários escolhe um mapa fragmentado da ilha: seu negócio é o próprio país e seus clientes potenciais são os próprios cubanos, gente comum, o que constitui um pungente e irônico jogo com uma realidade onde a possibilidade de tirar férias é uma impossibilidade para a grande maioria, vítima da dualidade monetária e dos magros salários.

O grupo teatral El Ciervo Encantado foi fundado em Havana, Cuba, em 1996, a partir de uma experiência pedagógica intensa e sui generis desenvolvida pela atriz e diretora Nelda Castillo no Instituto Superior de Arte de Cuba.

Desde então o grupo tem produzido um fecundo trabalho artístico a partir –
de processos profundos de investigação, que propiciaram a criação de uma linguagem própria, caracterizada por marcado interesse pelo domínio de treinamento atoral singular que lhe permite alcançar um modo particular de expressão teatral.

Destacam-se suas explorações no universo conceitual da encenação e a utilização de fontes literárias, históricas, plásticas, musicais e da dança, no sentido de uma linguagem artística nova e questionadora da realidade atual. Neste sentido, são significativas as pesquisas a partir de autores como Severo Sarduy, Guillermo Cabrera Infante, Fernando Ortiz, ou José Marti, entre outros. Além disso, o grupo, cuja vocação experimental está dirigida à exploração da identidade cultural cubana em toda sua complexidade e riqueza, desenvolve a vertente das performances e intervenções públicas.

Perseguir esse cervo inapreensível que constitui a identidade de uma cultura em constante metamorfose, dá sentido à vida desta curiosa criatura teatral.

Cubalândia propõe um olhar descarnado e sem enfeites na direção de uma caricatura da Cuba de hoje. Sua criação introduz uma série de questões sobre o sujeito e sua relação com o meio. A atriz caminha por um fio de navalha. Vender um país é, sem dúvida, um ato desesperado de sobrevivência.

Espetáculo CUBALÂNDIA
País CUBA
Quando 02 e 03 DE DEZ 2015
Horário 21H30
Local SP Escola de Teatro - Sede Roosevelt
Endereço Pç. Roosevelt, 210 - Centro - 11 3775.8600
Duração 80 MIN
Lotação 80 LUGARES
Classificação 18 ANOS
 
Atuação e Performance em Cena Mariela Brito Desenho de Produção El Ciervo Encantado (Telão, obra Dupla Moeda, do artista plástico Lázaro Saavedra) Assistência Técnica Jaime Gómez Triana Produção El Ciervo Encantado Direção Geral Nelda Castillo

No hay comentarios.:

Publicar un comentario